sexta-feira, 21 de março de 2014

Viva o Chef José Avillez!

Ao chegar ao nosso colégio, o Chef José Avillez ficou surpreendido com os trabalhos que estavam expostos. Ali viu-se retratado pelos alunos. Nesta breve biografia ilustrada, os alunos descreveram alguns momentos de quando era mais pequeno em que assim que chegava a casa a primeira coisa que fazia era cheirar os tachos, para saber o que ia ser o almoço, ou mesmo, quando, com a sua irmã Teresa vendia tortas para os familiares e amigos. Nesta altura, e segundo o Chef Avillez, terá sido o seu negócio mais rentável  já que a sua confeção não acarretava custo algum.

De seguida, dirigimo-nos ao salão de atos onde os alunos  surpreenderam o Chef com um pequeno vídeo, que contava a história da sua vida, com voz e ilustração dos mesmos.

A reação não podia ser melhor.... As suas palavras disseram tudo:
-"Vocês sabem quando uma pessoa está muito emocionada, quase a chorar? É assim que eu me sinto!!!"

De seguida, fomos até ao ginásio do nosso colégio, onde o esperavam os alunos de 1º  e 2º de Bachillerato para uma conferência sobre o seu percurso profissional.

Os alunos de secundária mostraram-se muito interessados e agradecidos pela sua presença.

Mais uma vez agradecemos ao Chef José Avillez ter disponibilizado parte do seu tempo, para fazer as "delícias" dos nossos alunos!
Através das imagens podemos constar isso mesmo! 















Viva o Chefe André Magalhães!

No dia 18 de março, os alunos da primária tiveram a oportunidade de contar com a presença de um dos maiores nomes da gastronomia de Portugal. Este representante do Slow Food em Portugal, Chef André Magalhaes proporcionou-nos uma Masterclass, onde mostrou como se pode ser imaginativo na hora de elaborar uma receita.

O Chef André também passou pela exposição de trabalhos elaborados pelos alunos e aqui conseguiu ver-se representado pela mão das crianças!

Uma vez que estamos no Instituto Espanhol, o Chef André resolveu fazer uma "brincadeira" com os alimentos, utilizou uma Cataplana portuguesa onde fez uns mexilhões à espanhola e em paralelo fez uma Paella espanhola onde confecionou um caril com carne à portuguesa.

Os alunos divertiram-se bastante e alguns tiveram a possibilidade de provar estas iguarias. Segundo a opinião dos mesmos estava tudo uma verdadeira delícia! As imagens provam isso mesmo!

Muito obrigada Chef André!









quarta-feira, 19 de março de 2014

A gastronomia



No âmbito do projeto institucional do nosso colégio, a gastronomia, realizámos alguns trabalhos com todos os alunos da primária. Nestes trabalhos focámos temas como: os hábitos saudáveis e não saudáveis na alimentação e no desporto, os menus e as visitas dos Chefes André Magalhães e  José Avillez.
Posteriormente expusemos estes mesmos trabalhos de forma a demonstrar a importância de sermos saudáveis!

 


A floresta de Sophia de Mello Breyner

Os alunos do 5º ano leram, ao longo do mês de fevereiro, o livro A Floresta de Sophia de Mello Breyner Andersen e elaboraram diversos trabalhos escritos acerca do mesmo.
Pesquisaram, a pares, e durante algumas aulas, o tipo de personagens, o narrador e outros elementos da narrativa.

Aqui podem ver alguns desses Os alunos do 5º ano leram, ao longo do mês de fevereiro, o livro A Floresta de Sophia de Mello Breyner Andersen e elaboraram diversos trabalhos escritos acerca do mesmo.
Pesquisaram, a pares, e durante algumas aulas, o tipo de personagens, o narrador e outros elementos da narrativa.

Aqui podem ver alguns desses trabalhos..

O Universo

Os alunos do 5º ano realizaram uma série de trabalhos escritos e artísticos sobre o Sistema Solar. Investigaram bastante e descobriram a origem do nome dos planetas. Repararam que a maioria era de origem romana e grega. Também verificaram que já o povo sumério tinha atribuído alguns nomes aos astros!

Vejam o resultado destes trabalhos. Vale a pena investigar e dedicar tempo ao estudo pois aprendemos coisas muito interessantes!

terça-feira, 18 de março de 2014

Surpreendemos o Chef José Avillez!


No dia 18 de março o Chef José Avillez marcou-nos com a sua presença e, como forma de agradecimento, os nossos alunos fizeram desenhos e contaram a sua história de vida num pequeno filme.

Vale a pena ver... o Chef parece ter gostado!!!
 


                               




segunda-feira, 17 de março de 2014

O Chef José Avillez e o Chef André Magalhães visitam o nosso Instituto!

Dado que somos um colégio que tem todos os níveis (desde infantil a secundária) e uma vez que a culinária inclui uma série de competências que são ensinadas no nosso colégio: Arte,Física, História, Empresa, Nutrição, Língua, etc... achamos que teria todo o interesse contarmos com a presença no nosso Colégio de duas personalidades  marcantes da nossa cultura.

Desta forma, os nossos alunos podem descobrir, valorizar e desfrutar de outras manifestações culturais , como é o caso da gastronomia, que é tão rica em tantos aspetos.

É neste sentido, que a coordenação de infantil e primária do Departamento de português gostaria de abordar este tema com  dois dos melhores Chefes da atualidade: O Chef José Avillez e o Chef André Magalhães.






quarta-feira, 12 de março de 2014

Aprender a ler um rótulo

 

 

Os alunos e alunas do terceiro ano estiveram, nas aulas de Estudo do Meio, a aprender como é que se identificam e interpretam as informações dos produtos alimentares, entre outros, presentes nos rótulos.

Assim, quando acompanharem os seus familiares em alguma compra, poderão contribuir com o seu conhecimento e ajudar a identificar as características dos diferentes produtos.

Na sala de aula, fizeram uma pequena exposição das embalagens que trouxeram. E também escreveram, para cada uma, os principais elementos dos respetivos rótulos.

Podem observar, então, os resultados!


sexta-feira, 7 de março de 2014

Trabalhos sobre os Descobrimentos Portugueses



Os alunos de sexto ano realizaram uma série de trabalhos orais e escritos que falam sobre diversas figuras de prestígio da época dos Descobrimentos Portugueses.

Estes trabalhos foram feitos a pares durante algumas aulas de Estudo do Meio. 



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...