terça-feira, 23 de dezembro de 2008

MUSEU DO ORIENTE

Fomos ao Museu do Oriente!

Na manhã do dia 10 de Dezembro, a turma do 3º C da Primária realizou uma visita de estudo ao Museu do Oriente.
Previamente, a professora encarregou cada aluno de trazer para a sala de aula uma determinada especiaria e explicitou um conjunto de aspectos relacionados com o tema: para que serve uma especiaria, como se usa, quais as principais na gastronomia portuguesa, etc.
Seguiu-se a fase da tradução para espanhol de cada termo, alguns fizeram-no sem ajuda e outros recorreram ao dicionário. De seguida, e sempre com a supervisão da professora, cada um deles pesquisou na internet informações básicas sobre a “sua” especiaria.

Chegados ao Museu, numa primeira fase, a guia explicou-nos que este tinha sido inaugurado no mês de Março do presente ano e que antigamente era um armazém frigorífico de bacalhau bastante importante não só pela sua localização geográfica estratégica, mas também pelas suas dimensões bastante consideráveis.
Seguimos depois para a exposição Deuses da Ásia: ficámos a conhecer a Dança de Barong, típica da Indonésia (Bali), o Altar de Durga (proveniente da Índia), entre outros.
Também foi explicitada a origem e a importância do chá: cheiraram e conseguiram identificar algumas infusões, nomeadamente o chá branco, o chá preto e o chá verde.
Na segunda fase da visita, participaram na Oficina “Cheirinho a Oriente”: leram e partilharam algumas informações sobre as rotas das especiarias, a importância comercial e monetária das especiarias na época dos Descobrimentos, as várias utilizações nos dias que correm (cosmética, medicina e culinária).
Sabiam que antigamente o açafrão servia para estancar o sangue das feridas?
Depois veio a parte mais divertida: misturaram, num recipiente, canela com água, açafrão com água e finalizaram o desenho com as sementes do anis estrelado. Cada um desenhou o que mais gostou de ver nessa manhã. Ainda tentámos seleccionar os mais criativos, mas, por fim… ganharam todos!

Assim sendo, todos usaram os 4 sentidos: a visão, o olfacto, o tacto e a audição. O 5º sentido terá que ser posto à prova na cozinha lá de casa!

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...