terça-feira, 11 de junho de 2013

Festival "Alma Portuguesa"

Este ano a Coordenação de Infantil e primária de Português decidiu ter como tema para o Festival anual - Alma Portuguesa.

A partir deste tema trabalhámos com os nossos alunos toda a envolvente das marchas populares, relativas às Festas de Lisboa, que se realizam nesta altura do ano.

Neste sentido desenvolvemos com os nossos alunos inúmeras competências que foram transversais  a toda esta temática, tais como: a oralidade da língua portuguesa, a articulação de palavras que faziam parte das letras das marchas, descoberta de novos vocábulos e seu significado, e também a componente de integração dos nossos alunos na cultura portuguesa.

O desafio foi feito a toda a comunidade educativa, como se pode observar no convite/programação que aparece em baixo.




Dentro da nossa programação estava prevista a atuação de uma das mais aclamadas novas vozes do fado, Cuca Roseta.
Como forma de agradecimento, preparámos-lhe uma surpresa! 
Os nossos alunos de 2º ano de primária, após a sua atuação, iriam dizer-lhe algumas palavras , mas na realidade cantariam um fado desta fadista intitulado "É Lisboa a namorar". De seguida, os restantes alunos que estavam sentados nas bancadas, levantar-se-iam, e continuariam a cantar com os alunos de 2º ano.
O resultado foi perfeito! E nada melhor do que a comovente reação da fadista Cuca Roseta. Esta fadista demonstrou muito carinho pelos nossos alunos que acabou por cantar mais fados do que o que estava previsto, e perante o espontâneo pedido dos nossos alunos por mais um encore, a fadista não hesitou e fez-lhes a vontade.

Obrigada a esta fadista que soube demonstrar uma paixão genuína por esta canção tão portuguesa que é o FADO, e por saber cativar e transmitir essa dedicação aos nossos alunos que ficaram maravilhados com a sua simpatia! 


2 comentários:

Anónimo disse...

Muitos parabéns!! Foi um espectáculo giríssimo. Todos os pais adoramos

Anónimo disse...

Me ha parecido precioso todo: el escenaris, las canciones, los niños y Cuca Roseta. Una maravilla.
No teneis fotos para compartir, por favor?
gracias y enhorabuena

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...