segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Museu de Etnologia

No dia 29 de novembro fomos ao Museu de Etnologia e participámos numa atividade intitulada "Diálogos na Diversidade". Foi muito interessante! 
Viajámos até ao Mali e ficámos a conhecer um pouco da cultura desse país através de algumas figuras do museu. Falaram-nos de uma das suas tradições e explicaram-nos que várias aldeias participam numa festa comum na qual as pessoas se vestem de animais e aproveitam para dizer aquilo que não podem normalmente. É uma forma de denunciarem situações de injustiça, entre outras, sem serem reconhecidas.
Convidaram-nos também a desenhar uma das figuras do Mali que nos chamasse mais a atenção para que, a seguir, explicássemos o porquê da nossa escolha. O diálogo que se seguiu a esta atividade foi  muito interessante, porque as razões da escolha das figuras foram todas muito diferentes. Descobrimos ainda que estes objetos, oriundos de uma cultura diferente da nossa, podem causar em nós sentimentos também muito diferentes, como o medo, a estranheza, a curiosidade, o espanto...
Foi uma conversa que nos levou a refletir não só sobre as diferenças culturais, mas também sobre as situações que denunciaríamos se participássemos numa festa como a do Mali.
Para terminar, colocámos no papel essas ideias num diálogo entre duas personagens baseadas nas figuras do museu. Podem ver os resultados nas imagens que se seguem. Vale a pena pensar naquilo que nos une dentro das nossas diferenças culturais e tomarmos consciência de que não existem culturas superiores ou inferiores, existem culturas.

 6º C.





Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...