No passado dia 3 de dezembro contámos com a presença do grupo de Teatro- Cegada, para a apresentação da peça O Gigante Egoísta, de Oscar Wilde.
Uma vez que esta é uma das obras de referência do Plano Nacional de Leitura (Ministério da Educação), a Coordenação de Infantil e Primária do Departamento de Português considerou que seria muito interessante que os nossos alunos pudessem assistir a esta representação. O grupo de teatro deslocou-se ao nosso Instituto e os nossos alunos divertiram-se bastante!
O texto foi previamente trabalhado em aula e os alunos apreciaram bastante as temáticas que ali são trabalhadas, como é o caso da dicotomia entre egoísmo versus altruísmo, bem como a importância da partilha!
Parabéns para o grupo de teatro que tão bem soube captar a atenção dos nossos alunos!
Aquando do estudo das plantas com flor e sem flor, os alunos do 5ºC realizaram um pequeno herbolário onde identificaram as diferentes partes de uma folha.
Podem verificar com as imagens os excelentes resultados!
Tendo em conta o projeto institucional do nosso colégio, A Gastronomia, nas aulas de 2º ano da primária analisámos o tema da alimentação saudável e não saudável.
Demos especial reforço no que toca aos bons hábitos alimentares e aos maus hábitos, sendo que a participação dos nossos alunos foi brilhante na hora de nos apresentarem trabalhos sobre este tema.
Esta questão merece toda a nossa atenção e, ao longo do ano abordaremos este projeto noutras perspetivas .
Fantástico trabalho de pesquisa dos nossos alunos!
Aquando do ensino dos Animais Vertebrados e Invertebrados, da disciplina de Estudo do Meio, os alunos do 5º ano elaboraram uma série de cartazes alusivos à matéria.
Este ano a Coordenação de Infantil e primária de Português decidiu ter como tema para o Festival anual - Alma Portuguesa. A partir deste tema trabalhámos com os nossos alunos toda a envolvente das marchas populares, relativas às Festas de Lisboa, que se realizam nesta altura do ano. Neste sentido desenvolvemos com os nossos alunos inúmeras competências que foram transversais a toda esta temática, tais como: a oralidade da língua portuguesa, a articulação de palavras que faziam parte das letras das marchas, descoberta de novos vocábulos e seu significado, e também a componente de integração dos nossos alunos na cultura portuguesa. O desafio foi feito a toda a comunidade educativa, como se pode observar no convite/programação que aparece em baixo.
Dentro da nossa programação estava prevista a atuação de uma das mais aclamadas novas vozes do fado,Cuca Roseta.
Como forma de agradecimento, preparámos-lhe uma surpresa!
Os nossos alunos de 2º ano de primária, após a sua atuação, iriam dizer-lhe algumas palavras , mas na realidade cantariam um fado desta fadista intitulado "É Lisboa a namorar". De seguida, os restantes alunos que estavam sentados nas bancadas, levantar-se-iam, e continuariam a cantar com os alunos de 2º ano.
O resultado foi perfeito! E nada melhor do que a comovente reação da fadista Cuca Roseta. Esta fadista demonstrou muito carinho pelos nossos alunos que acabou por cantar mais fados do que o que estava previsto, e perante o espontâneo pedido dos nossos alunos por mais um encore, a fadista não hesitou e fez-lhes a vontade.
Obrigada a esta fadista que soube demonstrar uma paixão genuína por esta canção tão portuguesa que é o FADO, e por saber cativar e transmitir essa dedicação aos nossos alunos que ficaram maravilhados com a sua simpatia!
Os alunos do 4º ano estiveram a ler uma lengalenga retirada do livro "365 histórias". A partir da mesma elaborarm uma Banda Desenhada e adaptaram as falas ao seu gosto. Os resultados foram realmente fantásticos! Deliciem-se!
No dia 30 de Abril os
alunos do 6º ano de primária assistiram a uma conferência levada a cabo pelo
Dr. Sérgio Soares, o tema abordado foi o Sistema Reprodutor. Foi bastante elucidativo e enriquecedor para
os alunos do 3º ciclo da primária, onde participaram com bastantes perguntas.
No passado dia 22 de abril, os alunos do 4º ano visitaram o “Lisboa Story Centre”.
A visita iniciou-se no piso 0, sendo orientada por um áudio-guia que foi distribuído a cada aluno. Durante este percurso os visitantes assistiram a um filme de 8 minutos sobre a experiência do terramoto de 1755.
No piso 1 vimos a exposição temporária, constituída por fotografias dos painéis de azulejo do cortejo de casamento do Rei D. José com a Rainha D. Mariana Vitória, e consultaram mapas interativos, nos quais é possível conhecer e reviver algumas das histórias ouvidas na visita anterior.
Foi uma visita bastante divertida e enriquecedora!
Celebrámos hoje o Dia Internacional do Livro. Este dia teve, curiosamente, origem na Catalunha. A data começou a ser celebrada a 7 de outubro de 1926, para comemorar o nascimento de Miguel Cervantes, escritor espanhol.
Foi um escritor e editor valenciano, estabelecido em Barcelona, Vicent Clavel Andrés, que propôs este dia para a Câmara Oficial do Livro de Barcelona.
Esta data veio, posteriormente, a ser modificada no ano de 1930 para o dia 23 de abril aquando da morte de Cervantes.
Mais tarde, em 1995, a UNESCO instituiu o dia 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em virtude de se assinalar a morte de outros escritores como por exemplo: William Shakespeare (dramaturgo inglês) ou mesmo Josep Pia (escritor catalão).
No nosso colégio assinalámos também a inauguração oficial do nossa Biblioteca de Infantil. Esta Biblioteca pretende estimular os nossos alunos a divertirem-se agarrando num pequeno livro, deixando-se levar pela sua imaginação até aonde o livro o permitir.
A Professora Sara acompanhada da Professora Carmen, interpretaram, na Biblioteca de Infantil, um conto muito interativo com os alunos de infantil. Os alunos adoraram! Ficamos à espera de mais contos como este! Foi muito divertido!
Terminamos com os dez direitos do leitor, segundo Daniel Pennac:
Na semana passada tivemos o privilégio de receber a visita da DoutoraMargarita Salas Falgueras no nosso Instituto.
Ao longo do nosso ano letivo temos vindo a trabalhar , como projeto institucional, esta bioquímica espanhola, que nasceu a 30 de novembro de 1938 na cidade de Canero, nas Astúrias. Licenciada em Ciências Químicas pela Universidade Complutense de Madrid, publicou mais de 200 trabalhos científicos. Primeiramente trabalhou com Alberto Solsem Madrid. De seguida, rumou aos Estados Unidos, onde trabalhou com Severo Ochoa, de quem foi aluna. Casada com Eladío Viñuela , também ele científico, encarregaram-se de impulsionar a investigaçãono campo da bioquímica da biologia molecular. Os nossos alunos quiseram presenteá-la com alguns trabalhos, que foram expostos, a propósito da sua visita.
A Professora Carmen Ruibal realizou um pequeno filme onde os nossos alunos e 4 e 5 anos da infantil dão voz e cor à biografia que foi preparada para apresentar à Dra. Margarita Salas. Ficou encantador!
Obrigada Margarita Salas pelo excelente contributo na área da Ciência!