sexta-feira, 15 de abril de 2016

Visita a um veleiro

            VISITA A UM VELEIRO

Visitei um veleiro cujo dono é um arquiteto que emprestou o barco ao Sr. Manuel Gomes Martins, o primeiro português a dar uma volta ao mundo em solitário.

          O veleiro tem três camarotes. Todos têm cama de casal, armários e dois deles uma casa de banho. A casa de banho duas portas, uma para entrar desde o camarote e outra desde a sala.
Este barco tem uma cozinha e quando estás a navegar com coisas ao lume, existe uma espécie de apoio para quando há uma onda, alguma inclinação ou quando atraca o barco e se mexe. Esse apoio situa-se à volta da panela. São uns metais apoiados numas gradezinhas.

            O Manuel, ou seja, o navegante, tem que ver as previsões de cada dia, porque quando o vento muda, troca o barco de posição e pode levá-lo a um sítio completamente desconhecido. Ele tem um mapa do mundo, do Atlântico e da profundidade do mar.
 Quando quer comunicar com alguém (a família, um colega ou até a policia marítima) o Manuel tem um rádio que dá para comunicar com quase todo o mundo e um telefone de satélite.

No exterior do barco há duas rodas de leme, uma mesa e uns bancos. Há também um mastro muito grande e na proa há muitos cabos a aguentar a vela maior: metais, cordas, ferros etc...
É muito giro e interessante!

María Maíllo, 5º C
 

 

 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...